Jardins Japoneses

Os jardins residenciais existem há muito tempo e de um tempo pra cá, tornaram-se parte quase que obrigatória em residências pessoas ou apartamentos. Claro que há uma diferença enorme em possuir e cuidar de um jardim em um apartamento, na qual o mesmo precisa ser de pequeno porte, e consequentemente demanda menos cuidado e tempo, e cuidar de um jardim residencial convencional, geralmente de tamanho médio (dependendo de casa para casa) e que demanda um cuidado maior e mais especializado.

Existem diversos tipos de jardins residenciais, que variam desde o convencional e padronizado, sem muito requinte, até um jardim luxuoso, grande, lotado de acessórios especiais. Grande parte das pessoas que cultivam um jardim também optam pelos famosos ‘jardins temáticos’, que são réplicas de jardins comuns em outras culturas e feitos da mesma maneira, como jardins japoneses, indianos, egípcios e outros. Imagine como são as festas temáticas, na qual as pessoas se vestem de acordo com o tema da festa, e a decoração é toda realizada de acordo com o tema… os jardins temáticos são dessa mesma maneira.

Os jardins que possuem a temática japonesa são alguns dos mais utilizados. Transformar toda a atmosfera do jardim em algo parecido com o Japão demanda um grande esforço. Confiram algumas imagens de alguns desses jardins:

Os jardins japoneses podem conter infinitas variações, e tudo depende de sua criatividade e esforço. Esse tipo de jardim costuma conter bastante estátuas, sejam eles religiosas, símbólicas ou culturais, e uma dica interessante é sempre fazer uma pesquisa detalhada antes da montagem. Pedras soltas e caminhos ladeados por pedras brancas também são bastante comuns e recomendados. Imagens e miniaturas de locais famosos no Japão, como o Monte Fuji, são uma boa pedida também.

Plantas e flores orientais são obrigatórias na hora da montagem. Pesquise quais são as plantas e flores que melhor se adaptam ao clima de sua locação (ou monte áreas protegidas de vento, chuva e calor, como estufas), antes de sair comprando qualquer tipo de vegetação. Para ilustrar um pouco melhor isso, nossa equipe separou mais algumas imagens:

Possuir um jardim temático, como o japonês, pode ser mais dispendioso e necessitar de um maior cuidado e esforço, mas realmente vale a pena após um tempo. Apenas não se esqueça de procurar ajuda profissional e experiente (ou de sua confiança) na hora de começar a montagem do jardim, para que tudo ocorra sem quaisquer problemas e sem gastos desnecessários.

Posts Relacionados:

  1. Jardins Japoneses Minimalistas
  2. Modelos de Jardins de Inverno
  3. Jardins Bonitos e Baratos
  4. Jardins Chineses
  5. Fotos de Jardins Lindos
  6. Jardins Coreanos
  7. Jardins Simples
  8. Jardins Pequenos
  9. Escolas com Jardins
  10. Casas com Jardins

2 Comentários to “Jardins Japoneses”

Deixe seu Comentário!

Busca no Site
Categorias
Publicidade