Jardins de Inverno

Existem diversos tipos de jardins residenciais que podem ser montados e cuidados. Além do tradicional jardim residencial externo, há os jardins residenciais internos que vem ganhando cada vez mais status e sendo utilizados com mais frequência nos últimos tempos, como os jardins verticais e os jardins de inverno.

Os jardins de inverno costumam seguir a mesma linha dos jardins externos, convencionais. A única diferença está na localização, pois os jardins de inverno (e daí vem a origem do nome, pois tal tipo de jardim foi criado na Europa, e quando inverno chegava não havia a menor possibilidade de cultivar e manter as plantas, flores e árvores, por isso tiveram a brilhante idéia de transferir o jardim para dentro de suas casas, onde o cultivo poderia ser realizado) são montados dentro das residências, são internos, realizados em locais apropriados.

Confiram algumas imagens de jardins de inverno:

Ao contrário do que se pensa, os jardins de inverno podem ser idealizados e cultivados da mesma maneira que os jardins externos convencionais. Claro que haverão algumas diferenças simples, mas nada disso será muito notável.

Aqui vão algumas dicas que poderão ser bastante úteis:

- Primeiramente, escolha um local pouco utilizado de sua residência para a montagem do jardim. Deve ser um local arejado, de preferência com uma área média, não pequena, e que também possibilite a entrada da luz do sol e o consequente bloqueia da mesma, quando necessário, com uma cortina ou um pano.

- Não escolha plantas ou árvores grandes, por causa do espaço limitado. É bem melhor optar por plantas de menor porte, que não sejam tão complicadas na hora do cuidado.

- Pedras, mini-lagos e rosas podem ser utilizados normalmente, assim como seriam em um jardim externo convencional. No caso da construção de lago, é necessário um planejamento um pouco mais detalhado e específico.

Para exemplificar melhor, confiram mais algumas fotos de jardins de inverno:

Resumindo, os jardins internos, de inverno, podem ser construídos com o mesmo objetivo dos convencionais, basta dedicação e empenho na hora da montagem. Seguindo alguns padrões pré-estabelecidos e trabalhando com algumas limitações planejadas, tal tipo de jardim pode ser idealizado com perfeição.

Recomendo sempre que procure a ajuda de um profissional, para a escolha das plantas, flores e quaisquer outro objeto de decoração, para evitar possíveis dores de cabeça futuras. No mais, se dedique na hora da montagem e no cuidado, que tudo sairá como o planejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>